segunda-feira, 20 de junho de 2011

Prova de Geografia Gabaritada - 9ºAno

Olá pessoal, estou postando aqui a prova com as resposta, para que vocês possam ver o que erram e o pode ser melhorado. Já que nossa prova foi on-line, não poderei devolvê-los de outra forma. Assim, estarei disponível para esclarecer qualquer dúvida. Abraço a todos, e estudem para a prova global do desse semestre.
 
Prova Parcial de Geografia Gabaritada 
9º Ano - 2º Bimestre

1. Diferencie Migrações Internacionais (Externa) e Migrações Internas.
Resposta - A migração externas ou internaciona é quando ocorre deslocamento da população de país para outro, já a migração interna é quando há o deslocamento da população dentro de um mesmo território, podendo ser de alguma região, estado, cidade, bairro para outro


2. Marque as opções verdadeiras:
a) ( ) As migrações são um fenômeno constante no decorrer da história da humanidade, mas hoje elas ocorrem de maneira mais intensa, devido a expansão do meios de transporte e comunicação. 
b) ( ) O fenômeno da migração teve inicio no período da globalização, isso possibilitada pelo uso da internet, dos telefones móveis e dos transportes velozes.
c) ( ) A maioria da população mundial migra em busca de lazer, ou seja, turismo internacional.
d) ( ) As principais causas que levam as pessoas migrarem são: conflitos ético-religiosos e políticas, crises econômicas e desastres ambientais.

Resposta: itens "a" e "d"
Comentário: o Itens "b" e "c"está falso. As migrações se intesificaram com a globalização, devido a expansão dos meios de transporte e de comunicação. E, a migração de trabalhadores representam os fluxos migratórios mais expressivos em nível mundial (ver melhor justificativa na questão 4).

3. Marque a única opção que completa corretamente o espaço em branco.
     Os fluxos populacionais mais expressivos em nível mundial são os _________________. No qual essa população migra dos países, regiões, estados ou cidades subdesenvolvidas economicamente, para espaços mais desenvolvidos que oferecem melhores condições de vida e perspectivas de salários mais elevados.
a) ( ) fluxos de refugiados
b) ( ) fluxos turísticos
c) ( ) fluxos de trabalhadores
d) ( ) fluxos de desabrigados
 Resposta: item "c"

5. Quais são os benéficos da atividade turística para a economia de país?
 Resposta: Geração de emprego e renda para o país e sua população.

6.Dê exemplo de transformação da paisagem e do espaço geográfico, causada pelo fenômeno da migração?
Construções de hotéis, calçadões, barracas, casas de veraneiros área do litoral nordestino; restauração de parte da área urbana, como restauração do patrimônio público, construção de bares e restaurante proximas as áreas turisticas, dentre outras.


7. Leia o texto a seguir e marque o único item que caracterize o tipo de migração interna.
 
“Diariamente, a cidade de Sobral recebe um fluxo populacional de migrantes vindo de localidades e/ou cidades vizinhas, essas pessoas vêm em busca de trabalho, seja no comércio, nos serviços e nas industriais de Sobral e voltam no final do expediente para suas cidades. Juntamente a este fluxo de trabalhadores, a cidade também recebe semanalmente (cidade dormitório) ou diariamente uma grande quantidade de estudantes e consumidores, que retornam no final do dia para seu lugar de origem, todos esses fluxos contribuem para que Sobral se caracterize como um centro urbano regional de destaque no estado do Ceará.
a) ( ) Transumância
b) ( ) Pendular
c) ( ) Êxodo Rural
d) ( ) Êxodo Urbano

Resposta: Item "b". Migração diária ou pendular: são simples fluxos populacionais que não são realizados com intuito de mudança definitiva, estando embutida na saída do indivíduo a ideia concreta do seu retorno ao local de origem. Diferencia-se do conceito de migração por não ter caráter permanente.


8. Que tipo de migração interna caracteriza a frase abaixo.
______________ é um tipo de migração sazonal, na qual o homem permanece nos locais por períodos curtos e claramente determinados por um fator específico. Por exemplo: cortadores de cana, pessoas que trabalham em construção, bóias-fria.
a) ( ) Urbano-urbano
b) ( ) Rural-rural
c) ( ) Transumância
d) ( ) Êxodo Rural


Resposta: item "c".Migração sazonal ou transumância: tipo de migração que se caracteriza por estar ligada as estações do ano. É uma migração temporária onde o migrante sai de um determinado local, em um determinado período do ano, e posteriormente volta, em outro período do ano.

9. Êxodo Rural é um tipo de migração interna, que se caracteriza por:
a) ( ) Movimentos ligados a atividades agrícolas.
b) ( ) Movimentos da população rural em direção aos grandes centros urbanos.
c) ( ) Deslocamento da população urbana em direção ao campo.
d) ( ) Movimentos diários de trabalhadores entre o local de residência e o local de trabalho.
 
Resposta: item "b".


10. A Imigração e a Emigração são os dois tipos de migração externa ou internacionais, mais o que significa Imigração e Emigração? Explique. 
Pesquise na internet o significado de xenofobia, e em seguida dê exemplo um caso xenofóbico.

Resposta: Xenofobia é qualquer tipo de preconceito contra a população que imigra, seja, no ato da migração internacional ou interna. Exemplo: são os ataques constantes e preconceituosos de alguns paulistanos contra a população nordestina, que migra para a capital, São Paulo.

2 comentários: